Tarifas do transporte público em São Paulo têm aumento a partir de 06/01/2025
Prezado cliente: Começaram a valer nesta segunda-feira 06/01/2025, os novos preços das tarifas do transporte público na capital paulista e na Grande São Paulo. Os reajustes encareceram as passagens de ônibus, trem, metrô e da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU). O maior aumento percentual é no preço dos ônibus da capital, que sofreu reajuste de 13,6%, passando de R$ 4,40 para R$ 5,00 após ficar quatro anos congelada. No transporte sobre trilhos, as tarifas de metrô e dos trens sobem 5,09%, saindo de R$ 5 para R$ 5,20, e, nos ônibus da região metropolitana (EMTU), o aumento é de 4%. Abaixo tarifas da SPTrans: |
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Além da capital paulista, outras cidades da região metropolitana de São Paulo também reajustaram as tarifas do transporte coletivo por ônibus.
A EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo) também teve sua tarifa reajustada. Neste caso, as tarifas variam de acordo com as linhas, com a menor faixa tarifária passando de R$ 3,80 para R$ 3,95. No Corredor ABD (São Mateus/Jabaquara e Diadema/Brooklin), a tarifa foi de R$ 5,80 para R$ 6,05. É importante notar que os valores de integração podem variar entre diferentes sistemas de transporte, de acordo com a extensão das linhas e se são linhas comuns ou seletivas. A integração em Jandira, Barueri e Itapevi, por exemplo, funciona de uma forma diferente. Para quem usa o Cartão BENFÁCIL nessas cidades, a integração entre ônibus da Benfica e trem custará R$ 9,00. No caso específico da integração entre a linha 8-Diamante (trem) e a linha I-27 (ônibus da Benfica), o valor será de R$ 5,20. Aumento na capital Custo do sistema aumentou de R$ 8,7 bilhões em 2019 para R$ 11,3 bilhões em 2024. Para ter uma ideia, o diesel deu 57% de reajuste enquanto a inflação geral desse período deu 33% de reajuste, disse Andréa Compri, superintendente da SPTrans, empresa que administra o transporte público municipal. Carros com ar-condicionado foram incluídos na frota. SPTrans afirma que houve redução de passageiros pagantes. Segundo a empresa, em 2019, eram 52% de pagantes, 23% de gratuidades e 25% de integração entre ônibus sem acréscimo tarifário. Em 2024, os passageiros pagantes equivalem a 50%, as gratuidades chegam a 28% e os ônibus sem acréscimo tarifário chegam a 22%. Se consolida a gratuidade, mais o domingão de tarifa zero, afirmou Andrea. A receita tarifária era de R$ 5,5 bilhões em 2019; em 2024, caiu para R$ 4,6 bilhões. Segundo a superintendente, hoje o custo total do sistema de transporte é de mais de R$ 1 bilhão por mês, sendo R$ 11,86 por passageiro equivalente [aquele que traz a receita sem utilizar subsídio]. Média de custo entre passageiros pagantes e não pagantes é de R$ 7,62, segundo a SPTrans. Parlamentares tentaram barrar o aumento. Deputados e vereadores do PSOL entraram com uma ação popular na Justiça para tentar suspender o aumento que entrou em vigência nesta segunda. No ofício, os parlamentares alegaram que a reunião do CMTT (Conselho Municipal de Trânsito e Transporte), que definiu o aumento, foi feita sem convocação prévia e não contou com participação popular. Justiça manteve aumento. Após mandar a prefeitura apresentar documentos e explicar a necessidade do aumento, o TJ entendeu que a atualização da tarifa era necessária e que a reunião aconteceu dentro dos parâmetros estabelecidos, e acabou mantendo o reajuste. Fonte: https://www.sptrans.com.br/tarifas e https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2025/01/06/quanto-vai-custar-a-integracao-onibus-metro-em-sp.htm Estamos à disposição para esclarecer qualquer dúvida. Equipe Departamento Pessoal Dayane - dayane@concity.com.br |